Você é aluno de graduação e tem interesse em participar de um grupo de iniciação científica, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! Neste post, vamos explicar quais são as oportunidades que o Vianna Júnior oferece para você. Nós já listamos aqui no site algumas vantagens da pesquisa. Dentre elas, está o oferecimento de 20% de desconto para os alunos que participam. Se você ainda está em dúvida e não conhece os benefícios da iniciação científica para a sua formação, antes de continuar lendo esta postagem, veja por que fazer pesquisa na graduação é importante. Agora, vamos aos passos para que você comece a sua iniciação científica:
Primeiro passo: escolher um grupo de pesquisa
O Programa de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior foi criado em 2007 e, anualmente, apresenta para a comunidade acadêmica um edital destinado aos discentes regularmente matriculados a oportunidade de participar de seleção de bolsistas. Esses bolsistas desenvolvem pesquisas sob orientação dos docentes da instituição. Visando melhorar e aperfeiçoar esse processo, o Nupe abriu um edital no segundo semestre de 2018 para cadastramento de Grupos de Pesquisas. O objetivo dos grupos é reunir professores e alunos, a partir de um tema de interesse comum, e desenvolver pesquisas referentes a suas áreas de atuação.
Atualmente, estão cadastrados os seguintes Grupos de Pesquisa:
Direito
Grupo de Pesquisa em Negociação e Mediação
Líder: Ivone Juscelina de Almeida
Membros: Andrez Machado, Flávio Rocha Azevedo e Tatiana Oliveira
Administração
Grupo de pesquisa em Ciências Empresariais
Líder: Tatiana Dornelas de Oliveira
Membros: Juliana Bernardo e Karen Dutra
Sistemas para Internet
Grupo de pesquisa em inovação e tecnologias aplicadas
Líder: Miriã da Silveira Coelho Correa
Membros: Allan Landau de Carvalho Hilgemberg, Juan Felipe Souza Oliveira, Marcelo Quesado Filgueiras, Fabrícios Martins Mendonça, Bernardo Martins Rocha, Alávro Augusto Machado de Medeiros, Carlos Alberto Mourão Júnior.
Grupo de pesquisa – Laboratório de informática e Pesquisas aplicadas
Líder: Tassio Ferenzini Martins Sirqueira
Membros: Jéssica Faciroli e Ricardo Freguglia (UFJF)
Segundo passo: se inscrever
Anualmente, o Nupe divulga edital para que os alunos possam se inscrever nos grupos de pesquisa em que tiverem interesse. Geralmente, o edital é lançado no início do ano. Fique atento às redes sociais e aos avisos na área do aluno, pois a abertura do edital será divulgada nesses espaços!
Terceiro passo: publicar!
No Vianna, há duas possibilidades de ter artigos publicados: o Jornal Eletrônico das FIVJ e a Revista Vianna Sapiens.
O Jornal tem como objetivo ser um instrumento para alunos e professores de todos os cursos divulgarem os trabalhos acadêmicos fruto de TCC, artigos realizados nos Projetos Integradores dos cursos, monitoria e estudos independentes. O jornal Eletrônico possui registro na biblioteca nacional, portanto vale como publicação para fins de currículo e concursos. Os alunos que desejam publicar no Jornal devem enviar o trabalho para: rzacarias@vianna.edu.br. Que tal conferir a edição do segundo semestre de 2018 do Jornal Eletrônico? Está cheia de novidades! Clique aqui.
Outra possibilidade é a publicação na Revista Vianna Sapiens, que tem como escopo editorial publicar artigos nas áreas de Administração e Direito. A revista publica artigos mais profundos fruto de iniciação científica, TCC e os alunos interessados deverão submeter o trabalho no próprio site da revista. Depois de submetido, o artigo é encaminhando para avaliação de dois pareceristas, que realizam este trabalho às cegas, ou seja, sem ter acesso ao nome dos autores do texto.
Além disso, há sempre a possibilidade de submeter os trabalhos desenvolvidos na iniciação científica em congressos e eventos acadêmicos.
Este conteúdo foi escrito com a colaboração da Coordenadora do Nupe, Rachel Zacharias. Foi útil para você? Então nos siga no Facebook e Instagram para ficar por dentro de tudo que postamos aqui no site!